domingo, 18 de maio de 2008

Esses Moços para Jovens

OUTROS CORAÇÕES E MENTES

Como autor é sempre bom saber que um filme seu continua exibido mundo afora após seu lançamento comercial.Pra quem faz cinema fora do eixo sudeste/sul sempre é bem mais difícil obter distribuição, espaço na mídia e até boas críticas.
Esses Moços só conseguiu ser lançado comercialmente em 7 praças e com pouca divulgação fez um carreira pequena. Porém outros circuitos têem acolhido bem o filme. Pelos meus mal traçados cÁlculos acho que estamos perto de uns 60 mil espectadores.A maioria dele em praças,escolas, cineclubes e festivais no exterior. Como era de se esperar justamente é o público menos cinéfilo quem melhor acolhe o filme. Em praças públicas e em comunidades ligadas ao movimentos populares o filme já foi visto por mais de 40 mil pessoas.
No contato om os jovens de escolas públicas e dirigentes de ongs de projetos sociais o filme obtem um retorno afetiva diferenciado.
Em Salvador nesta semana - projeto laterninha - em 10 colégios foi gratificante ver e ouvir depoimentos sensíveis dos espectadores que conseguem entrar no filme e vivenciar as questões colocadas de forma bem madura, quase sempre surpreendendo com "leituras" novas e mais profundas das ouvidas nas salas dos festivais da classe média: assim como foi como Mr.Abrakadabra!, Rádio Gogó e o Pai do Rock meus últimos filmes em 35 mm, fica a sensação que o meu modo simples de criar e contar essas histórias tende a aproximar meu cinema desses circuitos alternativos - o pretenso teatro de variedades ou cinema de poesia como citou o professor Menandro Ramos no colégio Central, funciona melhor com os que não estão com os corações e mentes condicionados com os vícios do cinemão. Na auge da minha decepção como os 3.000 espectadores do circuito comercial alguem me disse,"se preocupe não, esse filme será popularizado com o anos" e como um autor preocupado com o futuro de suas crias, começo a achar que ela tem razão. Depois do festival de Canudos onde lotou a praça sertaneja, Esses Moços segue agora para uma mostra especial no FICA, em Goiás Velho. Um vinho "olho de boá" está de bom tamanho para eu comemorar. José Araripe Jr

3 comentários:

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Araripe, esta "degustação" do seu filme é encantadora. Imagino que todo ele seja uma delícia de se ver... com certeza irei vê-lo. Parabéns! bjos
Flor

Dona Sra. Urtigão disse...

"Esses moços" é lindo. Pena de quem não viu.