terça-feira, 25 de março de 2008

Esses Moços nas Escolas

25/03/2008 Projeto Lanterninha inaugura hoje a exibição de filmes em Salvador

por Mirela Portugal A TARDE ON LINE

Depois das aulas de física e matemática, o silêncio no escuro da sala de projeção. Está aí o novo script que espera alunos de 11 escolas públicas e particulares de Salvador. As aulas serão substituídas por sessões com títulos do cinema nacional. Para o Projeto Lanterninha: Cinema vai à Escola, inaugurado hoje em sessão solene na Biblioteca Central [Barris], colégio é lugar de cineclube.

A lista inclui 12 filmes brasileiros, entre os quais A Máquina [João Falcão], Meninas [Sandra Werneck], Esses Moços [José Araripe Jr], Baile Perfumado [Paulo Caldas] e Saneamento Básico [de Jorge Furtado]. No roteiro, seções semanais seguidas de debates, sempre com a presença de um representante do filme [diretor, ator ou integrante da equipe técnica]. Duas escolas por vez terão essa sessão especial, enquanto as outras continuam com as regulares. O primeiro encontro é com o filme Pro Dia Nascer Feliz, seguido de debate com o diretor João Jardim nas escolas Manuel Devoto e Luiz Vianna Filho.

Em tempos de cinema figurando na lista de vestibulares como o da Ufba, o projeto é boa notícia. Ainda mais quando na maioria das escolas [públicas e particulares] há uma carência em educação audiovisual.

Para a tristeza de muitos, como Tássio Takeda, 16, aluno do terceiro ano do Colégio Central e cinéfilo assumido. O Lanterninha veio para saciar uma sede antiga: “É a primeira vez que vou participar de projeto de cinema na escola. Isso é um avanço“. Tássio não tem restrição de gênero e aprovou as obras escolhidas. “Se pudesse sugerir, ia pedir pra passar alguma coisa de ficção científica“.

Videoteca – Os colégios contemplados vão receber acervo audiovisual com mais de 200 produções. A idéia é montar videotecas e tocar o projeto depois. A idealizadora do Lanterninha conta que ele é só o ponto de partida para a implementação da prática cineclubista. "Alunos e professores devem continuar a exibir filmes, em grêmios e organizações estudantis. Continuaremos apoiando para isso“.

Um comentário:

Lucas Reis disse...

Vai Ter no dia 27/07 de 2008 no Teatro Castro Alves, em Salvador, exibição do Filme "Esses Moços". O Ingresso custará R$ 1,00. Mais informações aqui