quarta-feira, 2 de maio de 2007

Esses Moços - estréia 25 de Maio


Lançamento em São Paulo e Salvador.

Dia 25 de Maio:
Salvador - circuito Sala de Arte e no Multiplex Iguatemi.
São Paulo - HSBC BELAS ARTES.
Brasília - Academia de tênis.

Dia 17/05 pré-estréia na Estação da Estrada de Ferro da Calçada.
Salvador
Dia 24/05 pré-estréia na Fundação Joaquim Nabuco
Recife

Esses Moços, um filme que encanta os olhos e esquenta o coração


Depois do sucesso de Cidade Baixa, Eu me Lembro e ó Pai ó, o cinema baiano vem se mostrando-se vigoroso e criativo apoiando-se numa geração de atores que dispensa apresentações. Ao lado de Pernambuco, a Bahia que já vinha esquentando as turbinas com excelentes curtas, agora se apresenta com uma produção mais consistente de longas metragens; onde o tradicional regionalismo cede espaço para histórias universais, ricas em linguagem e conteúdo.

Esses Moços talvez seja o mais singelo exemplar desta nova safra, trata de tema comuns às grandes cidades do Nordeste: a violência convivendo com a desesperança - porém sem resvalar no sensacionalismo corrente e muito mais que isso: com um olhar minimalista e poético que descortina novas leituras emotivas e sensoriais.

A fábula do encontro entre o maior e o menor abandonados ganha uma escritura madura embalado pelo poder mágico da música, que é a chave da narrativa.

Trata-se um filme que busca matizes mais profundos na relação com o espectador, e é capaz de conquistar qualquer faixa etária no enlace para sua compreensão.


O cenário: uma cidade em cima da outra.

Nas ruas de Salvador da Bahia, entre o Comercio e o Subúrbio ferroviário, existe uma cidade esquecida, pedindo socorro. O outrora fausto do porto e da ferrovia à beira da baía de todos os santos, foi substituído por vilas decadentes de operários, ferroviários e pescadores que lutam pela sobrevivência e pela atenção do poder público. É nesse universo que mescla abandono e profunda beleza natural, onde Esses Moços se desenrola.

Trata-se de uma fábula urbana sobre amizade, memória, e o poder sublime da música. Darlene, menina adolescente que já vive na rua, chega à cidade trazendo sua irmã pequena; reproduzindo o que aprendeu com os adultos, usa a irmã para pedir esmolas.

Quando encontram Diomedes, um senhor idoso que foi agredido e encontra-se em choque, resolve ajudá-lo à pedido de Daiane, a irmã; assim arrastam o desconhecido – que acham ser cego, surdo e mudo - pela cidade, e o exploram como pedinted dando início a uma relação que suprenderá a todos.

O trio atravessa a cidade em 48 horas e a estrada de ferro os conduz a um passado de desmemórias, a um futuro de desejos desconhecidos, e ao presente dos suburbios que ainda guardam traços da vida pacata e tradições.

Surpreendente e poético a cada cena, o drama dos três personagens pode ser considerado um street movie - juntos vivem uma aventura de muita ação nas ruas da cidade baixa.

Em momento algum em Esses Moços repete a abordagem comum que o Brasil está acostumado a ver no cinema, quando se apresentam personagens em situação de risco, calcados no olhar preconceituoso sobre a marginalidade. Não há lugar para grandes maniqueísmos, em Esses Moços os estereótipos cedem lugar à sutileza e a delicadeza.

Imperdível: Uma viagem pelos sentimentos humanos capaz de envolver pessoas de qualquer idade.

Nenhum comentário: