quinta-feira, 11 de setembro de 2008

Fazendo platéias

cinesta JOEL DE ALMEIDA
relata projeção
para 150 alunos em Salvador.



Amigo Araripe,

Foi com muito prazer e grande responsabilidade, que mergulhei no seu filme hoje pela manhã. Fui convidade de última hora para apreesentar e discutir ESSES MOÇOS, no programa Formação de Platéia na Sala Walter da Silveira, hoje pela manhã para 150 alunos do segundo grau do Colégio Estadual Manoel Novaes. Além dos alunos, três professôras das áreas de filosofia, sociologia e história, se responsabilizaram pelo programa.
Foi um grande dia cinematográfico para mim! Enquanto o filme era projetado na tela, por dezenas de vezes, os alunos interagiam emocionados com as lindas e realistas cenas de seus ricos personagens.
Após a projeção, conversei sobre questões particulares da história e da realidade do cinema na Bahia e no Brasil, sem esquecer, é claro, alguns aspectos sociais importantísssimos abordados pelo mesmo.
Em seguida, passei a palavra para a platéia, e 14 alunos comentaram de maneira inteligente e sensivel sobre o que viram. Se identificaram muito com a história. Duas garotas reconheceram as meninas, contemporâneas no seu bairro. Duas outras, não conseguiram concluir suas falas, pois foram tomadas pela emoção e o choro.

Muito emocionante!

As professôras também, que não conheciam o filme, ficaram impressionada com a história e também falaram para todos.
Foi um grande grande aula prá mim. Quando Lu Cachoeira falava sobre uma revolução cultural ainda na época do Restaurante Universitário e continua hoje com o mesmo discurso, penso que tem toda razão. Se é que é possível uma revolução, essa será instrumentalizada pelo audiovisual. Imagine um programa com esse em 10 mil escolas espalhadas por esse País?

Um grande abraço

Joel de Almeida

Um comentário:

Non je ne regrette rien: Ediney Santana disse...

gostaria de ter uma cópia do filme, sou professor e sejo leva-lo para minha aulas, como posso fazer